ibooking Reservas Inteligentes https://ibooking.com.br Wed, 22 May 2019 20:35:53 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.7.3 https://ibooking.com.br/wp-content/uploads/2020/06/cropped-coruja-fundo-transparente-favicon-32x32.png ibooking Reservas Inteligentes https://ibooking.com.br 32 32 3 Dicas Valiosas Para Não Perder Mais Reservas em Seu Site https://ibooking.com.br/3-dicas-valiosas-para-nao-perder-mais-reservas-em-seu-site/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=3-dicas-valiosas-para-nao-perder-mais-reservas-em-seu-site https://ibooking.com.br/3-dicas-valiosas-para-nao-perder-mais-reservas-em-seu-site/#comments_reply Tue, 10 Apr 2018 18:00:57 +0000 https://ibooking.com.br/?p=1170 Uma das maiores dúvidas do hoteleiro é como aumentar as vendas diretas (conversões) no site do estabelecimento. Após atrair visitantes que sejam hóspedes em potencial para o endereço do hotel na web, o segundo desafio é fazer com que o usuário realize a reserva, ou seja, converter o visitante em cliente.

De acordo com o Google, 52% dos viajantes visitam o site do hotel após descobri-lo em uma OTA (Online Travel Agency) como Expedia ou Booking.com. Portanto, uma vez que o visitante está no seu ambiente, é fundamental fazer o possível para que ele conclua a compra.

A seguir, apresentamos 3 dicas que se colocadas em prática irão aumentar a taxa de conversão do seu website e o ajudarão a não perder mais nenhuma reserva. Continue lendo!

Responda a todas as dúvidas que os visitantes possam ter

Quando um hóspede em potencial acessa seu site, é essencial que todas as suas possíveis dúvidas sejam respondidas de forma fácil, sem a necessidade de percorrer muitos caminhos.

Utilize fotos da propriedade e apresente seu hotel através das imagens. Estudos recentes apontam que, cada vez mais, este é um artifício valorizado pelos internautas. Para isso, aposte em fotos profissionais e de qualidade, que mostrem seus cômodos e áreas comuns de diversos ângulos. Vídeos de curta duração também são uma excelente forma de divulgação e de atrair a atenção dos visitantes.

Otimize a interface do seu site

A navegação precisa ser rápida, eficiente e intuitiva. Não inclua obstáculos ou botões que possam dificultar o processo ou tirar a atenção do usuário. Faça alguns testes com pessoas conhecidas mas que ainda não tenham acessado seu site e peça que tentem realizar uma reserva. Verifique quanto tempo as pessoas levam para finalizar uma compra e se há algo que possa ser melhorado.

Também é importante utilizar botões com “call to actions” como RESERVE AQUI em locais estratégicos e de fácil visualização, o que torna a conversão mais rápida e diminui as chances de desistências.

Prova social

De acordo com o neuromarketing, um dos segredos para o aumento nas vendas é mostrar que seu serviço ou produto está sendo utilizado por outras pessoas. A explicação é simples: como somos seres sociais, se há pessoas falando bem sobre uma coisa, a tendência é acreditarmos e seguirmos o que é dito. Isso pode ser utilizado a favor do seu estabelecimento através das opiniões de pessoas que já se hospedaram nele. Aproveite os reviews feitos por hóspedes em sites como TripAdvisor ou nas redes sociais do hotel. Há widgets que podem ser utilizados para integrar estes depoimentos ao seu site.

Escolha algum local de destaque em seu website para disponibilizar essa prova social. Evite o rodapé. Sugerimos utilizar alguma área de maior visibilidade, como a lateral direita do site.

Otimize o check-out

Essa pode ser considerada a dica mais importante deste post. Não coloque nenhum tipo de obstáculo às conversões ou dê motivos para o usuário abandonar seu site e voltar para as extranets. Facilite o processo de check-out com as seguintes estratégias:

– Solicite apenas o necessário: evite incluir nos formulários informações que não sejam realmente importantes para a conclusão da reserva. Estudos mostram que há uma taxa de 10% de abandono a cada campo de formulário desnecessário.

– Segmente as informações que pedir: deixe claro para o usuário o motivo de estar solicitando as informações. Uma boa forma de fazer isso é segmentar o formulário em seções como “Dados pessoais” e “Informações de cobrança”.

– Minimize a necessidade de cliques: é muito importante reduzir ao máximo a quantidade de cliques necessários para a conversão.

– Utilize “calls to actions” objetivos: não deixe o usuário em dúvida sobre onde deve clicar. Deixe tudo o mais óbvio possível. Novamente, peça a alguém conhecido para tentar concluir uma reserva na sua frente e observe se há alguma dificuldade. Se houver, pergunte o que gerou a confusão. Caso o feedback de diversas pessoas seja o mesmo, realize as alterações necessárias para que o processo de conversão fique o mais claro possível.

– Crie senso de urgência: OTAs utilizam bastante esta tática para incentivar o usuário a finalizar a compra. Use esta estratégia também em seu site. O objetivo principal é fazer o consumidor tomar a decisão de compra na hora e não postergar a conversão. Um bom exemplo é avisar quando o inventário estiver quase todo reservado.

Resumindo, para aumentar a taxa de conversão em seu site, você deve priorizar:

  • Usabilidade;
  • Apresentar seu estabelecimento com boas imagens;
  • Divulgar reviews e opiniões de hóspedes;
  • Não colocar obstáculos e distrações quando o usuário estiver disposto a finalizar a reserva.

A maioria dessas dicas, no entanto só é válida se você possui um motor de reservas integrado ao seu site. Caso ainda não conte com essa ferramenta, conheça aqui nossas soluções completas para gestão hoteleira ou o Reserva Simples, o instrumento ideal para quem precisa apenas vender mais.

]]>
https://ibooking.com.br/3-dicas-valiosas-para-nao-perder-mais-reservas-em-seu-site/feed/ 0
7 Dicas Para Fidelizar Seus Hóspedes https://ibooking.com.br/7-dicas-para-fidelizar-seus-hospedes/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=7-dicas-para-fidelizar-seus-hospedes https://ibooking.com.br/7-dicas-para-fidelizar-seus-hospedes/#comments_reply Tue, 10 Apr 2018 17:58:22 +0000 https://ibooking.com.br/?p=1176 Já dizia o célebre consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. As empresas realizam grandes esforços na captação de novos clientes, investindo alto em estrutura física e em propaganda para chamar a atenção, porém, praticamente esquecem que vale muito mais a pena construir um relacionamento de longo prazo do que apenas realizar uma venda. Nesse post destacamos 7 dicas que o ajudarão a reter seus clientes, tome nota!

Conheça seus hóspedes

Ter uma boa base de dados é fundamental para estreitar o relacionamento com seus clientes e conhecê-los. Ter um registro de seus hábitos de compra, frequência de visitas, motivação das visitas, serviços mais contratados e produtos preferidos, é uma valiosa ferramenta para personalizar sua experiência.

Personalize sua experiência

Todo mundo gosta de receber um tratamento personalizado e de perceber que houve uma preocupação em agradar. Um exemplo pode ser descobrir o que seu hóspede gosta de comer e oferecer a ele no café da manhã.

Parabenize-o por seu aniversário

Para isso, é preciso manter sua base de dados atualizada, claro. Então envie um e-mail personalizado, com o nome dele na saudação inicial e um texto que mostre-o que a mensagem foi pensada de forma exclusiva para ele. Aqui vale oferecer algum tipo de benefício, como desconto numa próxima hospedagem ou um jantar, quem sabe uma massagem?

Seja flexível

Perde-se muitas vendas por falta de flexibilidade. Um estabelecimento cheio de regras, pode não ser assim tão hospitaleiro com seus hóspedes, já pensou nisso? Avalie as solicitações dos hóspedes, afinal, cada caso é um caso.

Ouça seus hóspedes

Esteja sempre atento ao que seus hóspedes têm a dizer. Escute-o com atenção e esteja disposto a resolver suas solicitações. Considere toda sugestão dada por eles e em caso de reclamações, procure entender o que aconteceu, como evitar que o problema se repita e faça o possível para que a questão seja resolvida o mais rápido possível caso o hóspede ainda esteja na casa. Se a reclamação for feita após a estada, através de formulário para feedback ou mesmo em sites de avaliação de serviços ou redes sociais, mostre a ele sua preocupação em entender o ocorrido, implemente a melhoria/correção do problema, se for o caso, e avise-o de que a situação já foi corrigida.

Treine seus funcionários para um atendimento de excelência

Para fidelizar o hóspede, a experiência no estabelecimento precisa ser impecável. Para isso, nada mais importante do que uma equipe bem treinada, prestativa e simpática, em todas as setores. Com um atendimento deste nível, com certeza seus hóspedes se sentirão em casa, lembrarão da estada com carinho e quando pensarem em retornar à sua cidade, já saberão onde ficar.

Mantenha os recepcionistas informados sobre eventos e atrações

Sua equipe deve estar ciente de eventos, atrações, novos bares e restaurantes da sua cidade. Oriente-a a manter sempre à mão materiais a respeito de passeios pela região (locais, horários, deslocamento), redes de serviços das redondezas como farmácias, salões de beleza, restaurantes típicos etc. Estar bem informado é fundamental para auxiliar o cliente em casos de dúvidas ou pedidos de sugestão. Uma ideia interessante é enviar, após a confirmação da reserva, um eBook com dicas de programação da região, locais mais populares ou mais badalados, que tipo de roupa levar na mala de acordo com a estação, pontos turísticos mais famosos etc.

Como sabemos, a fidelização do cliente é um processo emocional, assim como a compra. Por isso, tenha a certeza de que a estada dos hóspedes seja uma experiência inesquecível e com isso as chances de tê-lo de volta outras vezes são grandes.

]]>
https://ibooking.com.br/7-dicas-para-fidelizar-seus-hospedes/feed/ 0
Como Competir Com os Meios de Hospedagem Alternativos https://ibooking.com.br/como-competir-com-os-meios-de-hospedagem-alternativos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-competir-com-os-meios-de-hospedagem-alternativos https://ibooking.com.br/como-competir-com-os-meios-de-hospedagem-alternativos/#comments_reply Tue, 10 Apr 2018 17:25:55 +0000 https://ibooking.com.br/?p=1162 O aumento do número de meios de hospedagem alternativos é uma realidade que não pode ser ignorada. Esta é uma tendência que deve aumentar ao longo dos próximos anos, seguindo o crescimento da nova geração de viajantes, os millennials. Então, como a hotelaria tradicional pode permanecer competitiva nesta época de economia compartilhada?

A seguir, destacamos algumas vantagens dos meios de hospedagem tradicionais sobre as hospedagens alternativas. Explore-as e continue crescendo.

Localização

Este é um fator muito importante na escolha da acomodação pelos viajantes. A maioria dos turistas busca hospedagens em localizações centrais. Logo, estar bem localizado é um ponto importante para os hóspedes que desejam estar próximos das principais atrações da cidade. É aqui que os hotéis levam vantagem, pois enquanto os meios de hospedagem alternativos normalmente ficam em áreas residenciais, os hotéis podem estar localizados no coração da cidade.

Amenities

Ter um spa, restaurante, bar ou lounge no local é um grande diferencial para um hotel. Os meios de hospedagem alternativos normalmente não oferecem estes serviços para os turistas usufruírem durante toda a sua estada. As amenities no apartamento também podem diferenciar um hotel das hospedagens alternativas. Os serviços de lavanderia, de quarto etc também ajudam os hóspedes a terem uma estada mais conveniente.

Serviços

Esta pode ser considerada a maior força da indústria hoteleira. Ter pessoal disponível para lidar com quaisquer dúvidas, problemas ou pedidos é algo que realmente diferencia os hotéis dos meios de hospedagem alternativos. Este tipo de hospedagem não tem a capacidade de mover os hóspedes para um novo quarto, caso algo pare de funcionar, ou quando o ar condicionado / aquecedor é muito barulhento, por exemplo.  Uma equipe bem treinada e preparada para oferecer o melhor atendimento aos viajantes é algo que conta muitos pontos a favor dos hotéis.

Conclusão

Como indústria, precisamos continuar lembrando que Turismo é sobre pessoas. É hora de os hotéis se adaptarem a essa indústria em evolução e uma maneira fácil de fazer isso é através da utilização de seu staff. Oferecer um nível excepcional de serviço é uma maneira de fidelizar clientes através da satisfação. Invista em capital humano!

 

 

 

 

]]>
https://ibooking.com.br/como-competir-com-os-meios-de-hospedagem-alternativos/feed/ 0
4 Motivos Para Deixar as Planilhas de Lado https://ibooking.com.br/4-motivos-para-deixar-as-planilhas-de-lado/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=4-motivos-para-deixar-as-planilhas-de-lado https://ibooking.com.br/4-motivos-para-deixar-as-planilhas-de-lado/#comments_reply Tue, 10 Apr 2018 17:18:07 +0000 https://ibooking.com.br/?p=1159 Sabemos que as planilhas de Excel ainda são bastante populares entre alguns gestores, afinal, não há dúvidas de que o programa é bastante útil, no entanto, de acordo com a revista Forbes, quase todas as planilhas contêm erros. O problema não para por aí, então vamos listar 4 motivos pelos quais você deve deixar as planilhas de lado e adotar o quanto antes um sistema para gestão hoteleira.

Tempo

Como já mencionamos, o Excel dá muita margem para erros, o que gera retrabalho e muita confusão.

É difícil calcular exatamente quanto tempo é gasto com os processos manuais realizados com as planilhas do Excel, mas, sabemos que é significativo.

Muitas vezes, diversas pessoas da equipe utilizam o mesmo arquivo para gerenciar despesas, reservas, disponibilidade, e quanto mais pessoas alterarem uma planilha, maiores as chances de erro, ou seja, o menor dos problemas nesse caso, seria a perda de tempo.

Erros de gerenciamento

Curiosidade: 90% das planilhas contém erros e quase 100% das que têm mais de 200 linhas contém um erro. A PricewaterhouseCoopers conduziu um estudo que mostra o quão imprecisas as planilhas de Excel são. Inclusive, grandes empresas americanas descobriram da pior forma sérios erros em suas planilhas, e acabaram sofrendo as consequências. Alguns exemplos:

  • Em seus controles, a Fannie May teve um aumento indevido de ganhos em 1.3 bilhão de dólares devido ao erro em uma só planilha.
  • Erros em planilhas da Kodak fizeram com que novos balanços tivessem que ser divulgados com perdas de 11 milhões de dólares de faturamento.

Se uma empresa desse porte e com centenas de contadores pode sofrer com os erros do Excel, seu estabelecimento também pode, concorda?

Falhas na comunicação

O Excel oferece poucos dispositivos de segurança capazes de prevenir que os usuários alterem funções, títulos etc. Também é muito comum esquecermos de salvar alterações ou mesmo salvarmos arquivos duplicados. Por isso, se não houver uma boa comunicação entre todos da equipe, os erros são bastante prováveis.

Alguns exemplos do dia a dia em que as planilhas  podem acabar atrapalhando sua gestão:

1: Seus recepcionistas usam planilhas para gerenciar as reservas e os e-mails de confirmação. Durante o turno da manhã, o recepcionista 1 envia vários e-mails de confirmação, mas se esquece de marcá-los. Mais tarde, o recepcionista 2 entra e acha que os e-mails ainda não foram enviados, e então refaz todo o trabalho, gerando confusão e perda de tempo.

2: Suas reservas são atualizadas no Excel várias vezes ao dia, tudo isso enquanto outras reservas e cancelamentos acontecem a todo o momento via agências online. Entre atualizações no Excel, hóspedes podem cancelar e reservar, fazendo com que suas planilhas fiquem quase sempre desatualizadas.

3: Um funcionário, acidentalmente, salva uma cópia da sua planilha. Você e outro funcionário abrem a versão antiga e a informação mais atual não está disponível, fazendo com que você opere um turno inteiro com base em informações incorretas.

Baixa segurança

Existem poucos, ou quase nenhum, dispositivos de segurança nas planilhas, fora isso, a maioria das empresas não as protege com senhas, logo, suas informações ficam facilmente acessíveis.

Outro ponto que acaba tornando-as pouco seguras, é o fato delas serem facilmente compartilhadas, ou seja, um funcionário pode duplicar as informações de forma simples.

Os sistemas para gestão hoteleira mais modernos são hospedados na nuvem e protegidos por senhas, o que os tornam muito mais seguros.

Como pode perceber, apesar das planilhas serem bastante úteis para algumas tarefas, não é muito recomendado que sejam usadas na gestão da sua propriedade. Conheça nossos planos aqui e seja bem-vindo ao futuro da gestão hoteleira.

]]>
https://ibooking.com.br/4-motivos-para-deixar-as-planilhas-de-lado/feed/ 0
Como Aproveitar ao Máximo as Extranets https://ibooking.com.br/como-aproveitar-ao-maximo-as-extranets/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-aproveitar-ao-maximo-as-extranets https://ibooking.com.br/como-aproveitar-ao-maximo-as-extranets/#comments_reply Tue, 10 Apr 2018 13:59:30 +0000 https://ibooking.com.br/?p=1173 Criadas inicialmente para a venda do inventário excedente dos hotéis em períodos de baixa temporada, as agências de viagem online (Online Travel Agencies), também conhecidas como OTAs, hoje em dia possuem um importante papel na economia do setor hoteleiro, liderando as vendas de reservas no mundo todo.

Quando se ouve falar do papel das OTAs, algumas pessoas pensam imediatamente no desafio que elas impõem aos hotéis em virtude das suas comissões e da competição pela fidelização de clientes. Mas há também o lado bom da moeda.

As agências online oferecem ao hoteleiro diversos recursos antes indisponíveis para o setor mas muitos ainda as enxergam apenas como mais um simples canal de distribuição. Na verdade, elas são muito mais do que isso. Conversão de moedas, suporte a diversos idiomas, experiências customizadas de acordo com perfis de compra e contato com turistas do mundo todo são apenas algumas vantagens oferecidas.

Por tudo isso, é importante aproveitar ao máximo estes canais cada vez mais populares entre os viajantes para expor e vender seu inventário de forma otimizada. Neste post daremos algumas dicas sobre o que fazer e o que evitar nas OTAs para obter os melhores resultados.

Tome nota e implemente-as na sua estratégia!

1- Aproveite o grande tráfego das OTAs  

Hotéis independentes e propriedades menores têm nas OTAs importantes aliadas. Aproveite o grande número de acessos e a alta exposição destes canais para divulgar seu estabelecimento.

2 – Não ignore as OTAs

As Agências Online vieram para ficar. Marque presença e tire o melhor proveito delas. Os grandes players do mercado como Expedia e Booking.com aparecem no topo das pesquisas por assuntos relacionados à viagem no Google. Não assuma que todos os seus hóspedes irão achá-lo sem a ajuda delas. Mesmo que seu site seja bem estruturado e sua presença nas redes sociais seja forte, utilize as OTAs para atrair visitantes para seu site e uma vez que eles estiverem lá, incentive-o a reservar diretamente.

3 – Invista em fotos e vídeos de qualidade

Deixar de publicar suas melhores imagens nas OTAs para usá-las exclusivamente em seu site pode ser um “tiro no pé”. Na grande maioria das vezes o hóspede terá o primeiro contato com seu hotel nestes canais, então publique o que tiver de melhor.

Apresente seu estabelecimento através de imagens e vídeos de qualidade. Pesquisas realizadas pelo PhoCusWright indicam que metade dos entrevistados afirmaram visualizar as fotos profissionais dos estabelecimentos nas extranets. Além de incluir imagens dos quartos, insira também algumas do restaurante, piscina e áreas comuns que serão utilizadas por seus hóspedes. Se possui uma “suíte da noiva” e uma espaço normalmente utilizado para casamentos, não deixe de divulgá-los, já que são grandes atrativos.

Vídeos 360 graus dos quartos e dependências são bons chamarizes e poderão ser utilizados também em seu site, além das redes sociais, então não tenha medo de investir na contratação do serviço.

4 – Mantenha seu conteúdo atualizado

Não adianta publicar seu conteúdo nas OTAs e simplesmente esquecê-lo por lá. É importante revisá-lo e atualizá-lo de tempos em tempos, abastecendo-o com novas imagens, ajustando os textos e especificações lá apresentadas. Se for verão, publique fotos dos hóspedes aproveitando a piscina, caso aconteça algum evento no estabelecimento, divulgue-o também.

5 – Conheça as personas e fases da jornada de compra

Não pense que todos os consumidores são iguais. Cada um possui um padrão de compra, alguns utilizam as OTAs para pesquisa de preços, outros para comparar a estrutura dos hotéis e há também apenas os curiosos. Entenda que cada pessoa está em um estágio da jornada de compra e apresente-se de forma clara e completa para todas elas.

6 – Adeque sua mensagem

Não esqueça de que mesmo nas OTAs, a sua comunicação deve estar de acordo com seu público-alvo.

Há também algumas OTAs consideradas de nicho, mais voltadas para viagens de negócios, por exemplo. Se utilizá-las, não desperdice seu tempo e o do usuário com informações que possam ser irrelevantes. Em agências voltadas ao meio corporativo, priorize a estrutura que poderá ser utilizada em eventos, como o centro de convenções  e o restaurante.

7 – Contrate um Channel Manager

Sem um gestor para todos estes canais, a tarefa de cadastrar todo seu inventário a longo prazo nas extranets é algo humanamente impossível.

Com o um channel manager você publica sua disponibilidade de forma automática em centenas de OTAs, garantindo um bom posicionamento nas buscas destes sites e aumentando suas vendas. Além disso, com a ferramenta é possível editar todas as informações com poucos cliques: redefinir diárias, promoções, regras de estadias mínimas e atualizar disponibilidade de forma automatizada. Essas são apenas algumas vantagens que um channel manager oferece para uma gestão otimizada das extranets.

Solicite aqui uma demonstração do Ibooking e confira todo o potencial deste poderoso instrumento.

Como pode perceber, há algumas ações que poderão otimizar os resultados obtidos através das OTAs. Utilize nossas dicas e aproveite o que estes canais têm de melhor a oferecer para o seu negócio!

O Ibooking oferece um gestor de canais ou Channel Manager capaz de conectá-lo a 270 extrantes do mundo todo. Conheça nossos planos aqui.

]]>
https://ibooking.com.br/como-aproveitar-ao-maximo-as-extranets/feed/ 0