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Como Aproveitar Ao Máximo As Extranets

Como Aproveitar ao Máximo as Extranets

Criadas inicialmente para a venda do inventário excedente dos hotéis em períodos de baixa temporada, as agências de viagem online (Online Travel Agencies), também conhecidas como OTAs, hoje em dia possuem um importante papel na economia do setor hoteleiro, liderando as vendas de reservas no mundo todo.

Quando se ouve falar do papel das OTAs, algumas pessoas pensam imediatamente no desafio que elas impõem aos hotéis em virtude das suas comissões e da competição pela fidelização de clientes. Mas há também o lado bom da moeda.

As agências online oferecem ao hoteleiro diversos recursos antes indisponíveis para o setor mas muitos ainda as enxergam apenas como mais um simples canal de distribuição. Na verdade, elas são muito mais do que isso. Conversão de moedas, suporte a diversos idiomas, experiências customizadas de acordo com perfis de compra e contato com turistas do mundo todo são apenas algumas vantagens oferecidas.

Por tudo isso, é importante aproveitar ao máximo estes canais cada vez mais populares entre os viajantes para expor e vender seu inventário de forma otimizada. Neste post daremos algumas dicas sobre o que fazer e o que evitar nas OTAs para obter os melhores resultados.

Tome nota e implemente-as na sua estratégia!

1- Aproveite o grande tráfego das OTAs  

Hotéis independentes e propriedades menores têm nas OTAs importantes aliadas. Aproveite o grande número de acessos e a alta exposição destes canais para divulgar seu estabelecimento.

2 – Não ignore as OTAs

As Agências Online vieram para ficar. Marque presença e tire o melhor proveito delas. Os grandes players do mercado como Expedia e Booking.com aparecem no topo das pesquisas por assuntos relacionados à viagem no Google. Não assuma que todos os seus hóspedes irão achá-lo sem a ajuda delas. Mesmo que seu site seja bem estruturado e sua presença nas redes sociais seja forte, utilize as OTAs para atrair visitantes para seu site e uma vez que eles estiverem lá, incentive-o a reservar diretamente.

3 – Invista em fotos e vídeos de qualidade

Deixar de publicar suas melhores imagens nas OTAs para usá-las exclusivamente em seu site pode ser um “tiro no pé”. Na grande maioria das vezes o hóspede terá o primeiro contato com seu hotel nestes canais, então publique o que tiver de melhor.

Apresente seu estabelecimento através de imagens e vídeos de qualidade. Pesquisas realizadas pelo PhoCusWright indicam que metade dos entrevistados afirmaram visualizar as fotos profissionais dos estabelecimentos nas extranets. Além de incluir imagens dos quartos, insira também algumas do restaurante, piscina e áreas comuns que serão utilizadas por seus hóspedes. Se possui uma “suíte da noiva” e uma espaço normalmente utilizado para casamentos, não deixe de divulgá-los, já que são grandes atrativos.

Vídeos 360 graus dos quartos e dependências são bons chamarizes e poderão ser utilizados também em seu site, além das redes sociais, então não tenha medo de investir na contratação do serviço.

4 – Mantenha seu conteúdo atualizado

Não adianta publicar seu conteúdo nas OTAs e simplesmente esquecê-lo por lá. É importante revisá-lo e atualizá-lo de tempos em tempos, abastecendo-o com novas imagens, ajustando os textos e especificações lá apresentadas. Se for verão, publique fotos dos hóspedes aproveitando a piscina, caso aconteça algum evento no estabelecimento, divulgue-o também.

5 – Conheça as personas e fases da jornada de compra

Não pense que todos os consumidores são iguais. Cada um possui um padrão de compra, alguns utilizam as OTAs para pesquisa de preços, outros para comparar a estrutura dos hotéis e há também apenas os curiosos. Entenda que cada pessoa está em um estágio da jornada de compra e apresente-se de forma clara e completa para todas elas.

6 – Adeque sua mensagem

Não esqueça de que mesmo nas OTAs, a sua comunicação deve estar de acordo com seu público-alvo.

Há também algumas OTAs consideradas de nicho, mais voltadas para viagens de negócios, por exemplo. Se utilizá-las, não desperdice seu tempo e o do usuário com informações que possam ser irrelevantes. Em agências voltadas ao meio corporativo, priorize a estrutura que poderá ser utilizada em eventos, como o centro de convenções  e o restaurante.

7 – Contrate um Channel Manager

Sem um gestor para todos estes canais, a tarefa de cadastrar todo seu inventário a longo prazo nas extranets é algo humanamente impossível.

Com o um channel manager você publica sua disponibilidade de forma automática em centenas de OTAs, garantindo um bom posicionamento nas buscas destes sites e aumentando suas vendas. Além disso, com a ferramenta é possível editar todas as informações com poucos cliques: redefinir diárias, promoções, regras de estadias mínimas e atualizar disponibilidade de forma automatizada. Essas são apenas algumas vantagens que um channel manager oferece para uma gestão otimizada das extranets.

Solicite aqui uma demonstração do Ibooking e confira todo o potencial deste poderoso instrumento.

Como pode perceber, há algumas ações que poderão otimizar os resultados obtidos através das OTAs. Utilize nossas dicas e aproveite o que estes canais têm de melhor a oferecer para o seu negócio!

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