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3 Dicas Valiosas Para Não Perder Mais Reservas Em Seu Site

3 Dicas Valiosas Para Não Perder Mais Reservas em Seu Site

Uma das maiores dúvidas do hoteleiro é como aumentar as vendas diretas (conversões) no site do estabelecimento. Após atrair visitantes que sejam hóspedes em potencial para o endereço do hotel na web, o segundo desafio é fazer com que o usuário realize a reserva, ou seja, converter o visitante em cliente.

De acordo com o Google, 52% dos viajantes visitam o site do hotel após descobri-lo em uma OTA (Online Travel Agency) como Expedia ou Booking.com. Portanto, uma vez que o visitante está no seu ambiente, é fundamental fazer o possível para que ele conclua a compra.

A seguir, apresentamos 3 dicas que se colocadas em prática irão aumentar a taxa de conversão do seu website e o ajudarão a não perder mais nenhuma reserva. Continue lendo!

Responda a todas as dúvidas que os visitantes possam ter

Quando um hóspede em potencial acessa seu site, é essencial que todas as suas possíveis dúvidas sejam respondidas de forma fácil, sem a necessidade de percorrer muitos caminhos.

Utilize fotos da propriedade e apresente seu hotel através das imagens. Estudos recentes apontam que, cada vez mais, este é um artifício valorizado pelos internautas. Para isso, aposte em fotos profissionais e de qualidade, que mostrem seus cômodos e áreas comuns de diversos ângulos. Vídeos de curta duração também são uma excelente forma de divulgação e de atrair a atenção dos visitantes.

Otimize a interface do seu site

A navegação precisa ser rápida, eficiente e intuitiva. Não inclua obstáculos ou botões que possam dificultar o processo ou tirar a atenção do usuário. Faça alguns testes com pessoas conhecidas mas que ainda não tenham acessado seu site e peça que tentem realizar uma reserva. Verifique quanto tempo as pessoas levam para finalizar uma compra e se há algo que possa ser melhorado.

Também é importante utilizar botões com “call to actions” como RESERVE AQUI em locais estratégicos e de fácil visualização, o que torna a conversão mais rápida e diminui as chances de desistências.

Prova social

De acordo com o neuromarketing, um dos segredos para o aumento nas vendas é mostrar que seu serviço ou produto está sendo utilizado por outras pessoas. A explicação é simples: como somos seres sociais, se há pessoas falando bem sobre uma coisa, a tendência é acreditarmos e seguirmos o que é dito. Isso pode ser utilizado a favor do seu estabelecimento através das opiniões de pessoas que já se hospedaram nele. Aproveite os reviews feitos por hóspedes em sites como TripAdvisor ou nas redes sociais do hotel. Há widgets que podem ser utilizados para integrar estes depoimentos ao seu site.

Escolha algum local de destaque em seu website para disponibilizar essa prova social. Evite o rodapé. Sugerimos utilizar alguma área de maior visibilidade, como a lateral direita do site.

Otimize o check-out

Essa pode ser considerada a dica mais importante deste post. Não coloque nenhum tipo de obstáculo às conversões ou dê motivos para o usuário abandonar seu site e voltar para as extranets. Facilite o processo de check-out com as seguintes estratégias:

– Solicite apenas o necessário: evite incluir nos formulários informações que não sejam realmente importantes para a conclusão da reserva. Estudos mostram que há uma taxa de 10% de abandono a cada campo de formulário desnecessário.

– Segmente as informações que pedir: deixe claro para o usuário o motivo de estar solicitando as informações. Uma boa forma de fazer isso é segmentar o formulário em seções como “Dados pessoais” e “Informações de cobrança”.

– Minimize a necessidade de cliques: é muito importante reduzir ao máximo a quantidade de cliques necessários para a conversão.

– Utilize “calls to actions” objetivos: não deixe o usuário em dúvida sobre onde deve clicar. Deixe tudo o mais óbvio possível. Novamente, peça a alguém conhecido para tentar concluir uma reserva na sua frente e observe se há alguma dificuldade. Se houver, pergunte o que gerou a confusão. Caso o feedback de diversas pessoas seja o mesmo, realize as alterações necessárias para que o processo de conversão fique o mais claro possível.

– Crie senso de urgência: OTAs utilizam bastante esta tática para incentivar o usuário a finalizar a compra. Use esta estratégia também em seu site. O objetivo principal é fazer o consumidor tomar a decisão de compra na hora e não postergar a conversão. Um bom exemplo é avisar quando o inventário estiver quase todo reservado.

Resumindo, para aumentar a taxa de conversão em seu site, você deve priorizar:

  • Usabilidade;
  • Apresentar seu estabelecimento com boas imagens;
  • Divulgar reviews e opiniões de hóspedes;
  • Não colocar obstáculos e distrações quando o usuário estiver disposto a finalizar a reserva.

A maioria dessas dicas, no entanto só é válida se você possui um motor de reservas integrado ao seu site. Caso ainda não conte com essa ferramenta, conheça aqui nossas soluções completas para gestão hoteleira ou o Reserva Simples, o instrumento ideal para quem precisa apenas vender mais.

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